Marketing de Casamento: Você sabe a diferença entre modismo e tendência?


Você sabe o que é Modismo? Você sabe o que é tendência? E o que isso tê a ver com o Marketing de Casamento?

Quando a Delegada Helô, vivida pela atriz, Giovanna Antonelli apareceu usando um tipo de capa de celular e isso virou febre, ali se formava um modismo ou uma tendência?

Do camelô ao gran­­de empresário todo mundo sabe lu­crar com modismos. O fenômeno deflagrado pela atriz Giovanna Antonelli, foi o que podemos chamar de modismo.

O modismo é superficial, passageiro e perigoso para as marcas. Pode ser usado para obtenção de lucro rápido e como uma oportunidade de mercado. Mas, se não for bem administrado, é mortal para negócios e, principalmente para marcas que podem ter sua imagem, atreladas a esse modismo para sempre.

E que é tendência? Tendência é algo mais profundo. “Representa a emergência de um novo consenso no mercado. Nós temos de aprender a entender melhor o que é uma tendência”, diz Grant McCracken, antropólogo e consultor de empresas.

Aproveitar as oportunidades de negócios indicadas por tendências de mercado é muito mais salutar e pode-se criar negócios mais duradouros. Olhar para uma tendência e querer tirar vantagem dela como se ela fosse um modismo, é esvaziar seu negócio e perder a credibilidade. Tratar uma tendência como um modismo apenas pela possibilidade de lucro efêmero não é dar tiro no pé, mas sim na cabeça.

Por quê estou falando sobre isso? É fato que o Marketing de Casamento, principalmente após o 1º Workshop, se tornou um fenômeno e isso atraiu a atenção de muita gente. Pessoas interessadas em contribuir, em participar e colaborar com esse projeto. Mas também, chamou a atenção de pessoas interessadas em se aproveitar dessa ideia.

Não vejo problema em cópias e ideias inspiradas nesse conceito. Porém, me dá medo é ver um conceito construído sobre muito estudo e dedicação, infelizmente, ser visto como um modismo pelo Mercado de Casamentos.

O Marketing de Casamento não é um modismo. É uma tendência, e talvez mais do que isso, uma necessidade do mercado. Meu discurso no workshop foi: “Vamos colaborar uns com os outros. Vamos elevar o Mercado de Casamentos a outro patamar. Vamos transformar os nossos negócios sem objetivar exclusivamente o lucro. Vamos buscar posicionamento e com isso ofertar mais aos nossos clientes e cobrar o valor justo por esses serviços e produtos.”

Quer falar sobre Marketing de Casamento? Vamos falar. Todos devem falar. Mas por favor, vamos falar, não para tirar proveito, mas para ajudar a construir algo novo e melhor.

Seja um defensor dessa ideia. Defenda o Mercado de Casametos.

Vamos falar sobre Marketing de Casamentos? Vamos juntos.

#MarketingdeCasamento #marketingdecasamento #casamentoMarketing #RodrigoOliveira #rodrigooliveira #Marketing #Sucesso #casamentos #profissionaisdecasamento #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #negócios #weddinglove

151 visualizações