O Marketing de Casamento e a ética


Charge de Ivan Cabral: http://www.ivancabral.com

O Marketing de Casamento e a ética no Mercado de Casamentos

“Ética não é cosmética” costuma dizer o filósofo, escritor e palestrante Mário Sérgio Cortella. Mais afinal o que é ética? Como ela se aplica no Marketing de Casamento e mais ainda no Mercado de Casamentos?

Primeiro precisamos entender que ética não é só etiqueta, não é só a forma como eu me comporto diante dos meus pares, estejam eles no Mercado de Casamentos, ou no meu condomínio, ou na minha família, ou sejam meus amigos.

Ética vem do grego ethikos, e significa aquilo que pertence ao ethos, que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter".

A ética tem haver com aquilo que eu quero, devo e posso fazer. Há coisas que eu quero, mas não devo, que eu devo, mas não posso e que eu posso mas não quero.

Há dois personagens que conseguiram retratar bem o que é ética. O primeiro é o apóstolo Paulo e o segundo é o filosofo Immanuel Kant. Paulo diz na primeira carta aos Coríntios que: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.” Ou seja, posso fazer tudo, mas não devo fazer tudo. Há limites para minha liberdade e esse limite é onde começa o direito do outro. Kant complementa esse pensamento de Paulo com a seguinte frase: “Tudo o que você não puder contar como fez, não faça”. Aquilo que pode sujar a minha história, manchar a minha imagem e a minha marca, aquilo que eu só posso fazer onde não houver luz e não devo fazer.

Ética no Mercado de Casamentos é combinar tudo antes com meus clientes e parceiros. É deixar todos os fatos sob a luz. É seguir a famosa frase, o combinado não sai caro.

Ética é não tentar levar vantagem em tudo, e muito menos, ser ganancioso a ponto de passar por cima, daquele que é meu par só porque eu o enxergo como meu concorrente.

Em um País onde a ética é sempre duvidosa, cabe a cada um de nós defender a ética onde eu busco o benefício do outro e não somente o meu.

#MarketingdeCasamento #casamentoMarketing #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #weddinglove #RodrigoOliveira #rodrigooliveira #marketingdecasamento #profissionaisdecasamento #Marketing #casamentos #Sucesso #negócios

106 visualizações