Como praticar um Marketing Pessoal eficiente!


Se eu tivesse que admitir um ponto fraco eu diria que o meu é meu Marketing Pessoal. A mais de 18 anos trabalho fazendo a comunicação de empresas, celebridades e executivos, mas peco em um item importante, meu marketing pessoal.

O pior é que eu seu direitinho o caminho. Mas faço pouco. Na maioria das vezes por priorizar o resultado do trabalho que eu faço. Mas aparecer é muito importante. E por isso aos poucos estou mudando meu posicionamento e aguardem em breve quem me acompanha verá. Será um marketing pessoal pensando quase que passo a passo e garanto será eficiente.

Mas antes que você veja essa revolução no meu marketing pessoal, vou te dar algumas dicas para como trabalhar o seu marketing pessoal e você poderá observar que em tempo real como eu usei essas estratégias.

Aqui vai a dica mais importante. Seja verdadeiro. Não ostente uma imagem que não te representa e não foque só o dinheiro. Não venda algo que você não é e nem nunca vai ser. Venda sua verdade. Venda uma imagem bem trabalhada mas que corresponda a realidade.

Vamos as dicas!

Marketing Pessoal X Marketing Tradicional

O Marketing Pessoal, em sua base, segue os mesmos parâmetros do marketing convencional de uma marca ou produto: um conjunto de estratégias de comunicação, usadas para promover um produto/marca, com o objetivo de torná-los populares, conhecidos e/ou aumentar suas vendas. O bom marketing é aquele que faz com que as pessoas desejem e consumam o que quer que esteja sendo promovido.

A característica que diferencia o marketing pessoal é que, nesse caso, o produto é você mesmo!

Investir em marketing pessoal é transformar você em uma marca, de modo que as suas habilidades, conhecimentos e experiências sejam apreciadas e reconhecidas no ambiente em que você deseja estar inserido.

Por onde começar?

O melhor marketing pessoal é feito através do networking. Desenvolver uma imagem positiva no Mercado de Casamentos seja no contato com clientes, fornecedores ou parceiros potenciais, é um ótimo começo. Primeiro é preciso estar presente. Vá aos eventos, demonstre interesse pelo projetos dentro do Mercado de Casamentos. Seja agradável para despertar a empatia das pessoas – mas cuidado para não parecer interesseiro ou bajulador!

Saber se apresentar e se portar de forma adequada é fundamental. Por isso, não exagere: procure ser simpática e atenciosa, mas na medida, de acordo com a ocasião. Tenha em mente que, embora você esteja querendo se promover, isso significa que nem sempre você deverá ser o centro das atenções.

Confie no seu taco!

Sim, a aparência conta. Não desconsidere esse item. Escolha bem a roupa e os acompanhamentos de acordo com ocasião e o evento. Mas engana-se quem acredita que estar bem vestido será o suficiente para te levar longe. Acima de tudo, Marketing Pessoal é baseado na comunicação, e o primeiro passo para uma boa comunicação é ter domínio sobre o assunto sobre o qual você irá falar. Falar sobre sim mesmo com segurança e autoconfiança (mas mantendo a humildade) faz com que as pessoas confiem em você e acreditem no que você está falando.

No caso de um empreendedor, autoconfiança é ainda mais essencial, pois é ela que demonstra ao seu público-alvo que você acredita no que está oferecendo.

Cuidado com a propaganda enganosa!

Ao falar de si mesmo, é importante ser honesto. Falar das suas habilidades e qualidades é muito importante, mas exageros e mentiras, cedo ou tarde, acabam por machucar você mais do que podem ajudar. Tenha em mente que as pessoas vão sempre lembrar muito mais do que você fez do que daquilo que você disse.

Sabe aquela frase: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.” Então ela é a mais pura verdade. Principalmente em um mercado tão restrito como o de Casamentos.

O que isso significa? Seu discurso deve ser coerente e suas ações consistentes com o que você está falando.

Não se esqueça das Redes Sociais

Outra coisa importante – principalmente para os tímidos de plantão– é que hoje em dia os espaços de interação são infinitos. As redes sociais são uma ótima saída para os que não se sentem confortáveis falando sobre si mesmo. Bateu a timidez, deu tremedeira, as mãos começaram a suar? Mude o espaço de interação para o que mais privilegia as suas qualidades. As redes sociais podem facilitar bastante um primeiro contato e a construção inicial de empatia. Use-as!

#RodrigoOliveira #casamentos #Sucesso #Marketing #WorkshopCasamento #rodrigooliveira #WorkshopMarketingdecasamento #MarketingdeCasamento #weddinglove #marketingdecasamento #FornecedoresdeCasamento #profissionaisdecasamento #profissionaisdecasamento #Dicasparaofacebook #FormaçãodePreço #Quantocobrar #casamentoMarketing #vendas #ColherdeCháNoivas #RobertoCohen #OfertaIrresistível

13 visualizações