Aprendendo com a história da Prada


​O post de hoje foi pensando na minha esposa que ama as bolsas dessa marca. Também foi pensando em você, que às vezes acha que está em um beco sem saída, sem clientes e sem perspectiva.

Eu gosto muito dessa frase: “Mentes são como paraquedas só funcionam abertas.” Essa frase nunca fez tanto sentido, como na história dessa marca que é uma das mais importantes marcas do mundo quando falamos de acessórios e bolsas.

Em 1978, uma jovem italiana, de 28 anos, assumi a loja de artigos de couro da família em Milão. Ela não tinha qualquer formação em moda, desenho ou administração. Sua formação era em teatro e ciências políticas. Mas tinha a mente aberta.

Para complicar, ela pegou uma empresa em crise, com vendas agonizantes. Fundada em 1913 por seu avô, a loja vinha perdendo rapidamente mercado para concorrentes gigantes e poderosos como Gucci e Hermès.

Exatamente por não ser do ramo, a executiva não tinha regras ou conceitos preestabelecidos. Por isso pôde fazer o que lhe parecia óbvio: se estava difícil competir no mercado de artigos de couro, por que não fabricar acessórios usando outros materiais?

Como assim abandonar o couro de uma hora pra outra? Por que desrespeitar a tradição da família? Seguir a tradição em uma empresa em decadência, seria o mesmo que deixar um navio afundar e afundar junto.

Na busca por um substituto para o couro, a italiana achou no nylon do paraquedas, um aspecto de seda, leveza e resistência. Com esse material ela produziu uma inovadora e colorida linha de bolsas e mochilas de luxo.

Apesar de estar utilizando nylon, ela manteve um posicionamento forte e atacou o mercado de luxo. Essa novidade atingiu em cheio a necessidade das consumidoras que buscavam praticidade e algo diferente, mas que não abrisse mão da beleza e do luxo.

Foi com ideias originais que Miuccia Prada transformou o pequeno negócio de família em uma das marcas mais cobiçadas do mundo.

#MarketingdeCasamento #marketingdecasamento #WorkshopMarketingdecasamento #casamentoMarketing #Marketing #RodrigoOliveira #rodrigooliveira #ColherdeCháNoivas #WorkshopCasamento #FornecedoresdeCasamento #Dicasparaofacebook #profissionaisdecasamento #profissionaisdecasamento #casamentos

40 visualizações