A história da Avon uma oportunidade disfarçada


David tinha 16 anos e tentava ganhar a vida vendendo enciclopédias de porta em porta nas ruas de Nova York no final do séc. XIX, em meio a uma crise econômica e um ambiente de recessão. Um cenário nada parecido com o de hoje, certo?

David infelizmente não tinha sucesso na sua empreitada. Seu público, basicamente formado por mulheres, não via valor algum em adquirir suas enciclopédias. Mas sem se deixar abater teve uma ideia. “E se eu oferecesse um brinde ao realizar minha abordagem, acho que ao menos conseguiria mais atenção”.

Com a ajuda de um amigo farmacêutico, David criou um perfume que em pequenos frascos foi oferecido de brinde em suas abordagens. Bateu na primeira porta e assim que a primeira possível cliente apareceu ele falou rápido: “A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume?”

- “Perfume?” – quis saber a mulher interessada. Enquanto ela experimentava o perfume, ele pela primeira vez conseguia atenção para demonstrar suas enciclopédias.

- “Lamento, moço, mas não posso comprar livros agora. Adorei o perfume. Posso ficar com ele?”

David sentiu um misto de alegria e decepção. Seu plano havia dado certo, a não ser pela venda não realizada. Ele repetiu essa estratégia diversas vezes, sempre com o mesmo resultado.

Quando os frascos acabaram, cansado e sem dinheiro, ele pensou em desistir. Mas enquanto caminhava de volta para casa, uma senhora o interceptou:

-“Moço, você ainda tem aquele perfume maravilhoso? Quero comprar dois frascos”.

Então uma ideia se acendeu, porque não deixar as enciclopédias de lado e vender perfumes de porta em porta.

Assim nasceu a Avon. Em pouco tempo eram mais de 5.000 mil mulheres oferecendo os produtos Avon de porta em porta.

David provavelmente não sabia, mas ao oferecer perfumes e cremes na casa dos clientes, ele estava popularizando um artigo que na época era apenas para as classes mais abastadas. Outra vantagem era a comodidade que as mulheres da época tinham de poder comprar os produtos na porta da sua casa e ainda ganharem uma amiga e confidente com as representantes da marca Avon.

Não desista. Na maioria das vezes a oportunidade está bem diante de nós. É preciso ter coragem e senso de oportunidade para mudar o rumo e aproveitar uma grande oportunidade.

#RodrigoOliveira #marketingdecasamento #MarketingdeCasamento #WorkshopMarketingdecasamento #casamentoMarketing #Marketing #profissionaisdecasamento #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #WorkshopCasamento #casamentos #Dicasparaofacebook #Sucesso #otimismo #negócios #ColherdeCháNoivas #motivação

63 visualizações