Como destacar sua marca na Internet - Guia Completo (parte 1)


O rápido desenvolvimento de tecnologias e inovações online já a alguns anos tem representado uma revolução para os pequenos e médios negócios, principalmente no mercado de casamentos.

Fotógrafos, produtoras de vídeo, cerimonialistas, decoradores, cake designers, profissionais e empresas de todos os ramos podem vivenciar agora uma inédita liberdade como donos de seus próprios canais de divulgação.

Hoje podemos criar um site, utilizar contas nas mais diversas redes sociais e construir uma presença online, encontrar nichos dentro do mercado de casamentos, para crescer e explorar novas oportunidades de monetização. Mas será que conseguiremos estabelecer nossas marcas, utilizando o que a internet nos dispõem, assim como as grandes empresas vêm fazendo há décadas através dos grandes veículos de comunicação?

Um dos principais resultados da revolução da internet para os negócios é a democratização do “branding”. Agora, os peixes grandes não são mais os únicos que podem investir pesado na construção de suas marcas. Mais do que nunca, empresas e organizações de todos os setores e todos os tamanhos podem obter resultados excelentes com o desenvolvimento de suas marcas.

Este artigo detalhado sobre como construir uma marca online é ideal para todo pequeno empresário e profissional autônomo que deseje ver seu negócio atingindo seu máximo potencial no mercado de casamentos e eventos.

Esse é o primeiro passo no estabelecimento de seu negócio como uma marca profissional.

1. Sua Identidade de Marca

Para transformar uma marca em um nome de sucesso, é preciso primeiramente conhecê-la dos pés à cabeça. Comece definindo os valores básicos e as qualidade de sua marca e seguindo-os à risca em cada passo de sua estratégia de desenvolvimento, que discutiremos ao longo do artigo.

Reflita sobre os seguintes elementos que constituem sua identidade de marca:

Quem é seu público-alvo?

Toda negociação é um diálogo. Para que o papo flua bem, é necessário ouvir o interlocutor e esforçar-se para entendê-lo. Seu púbico-alvo é o principal interlocutor do seu negócio, e quanto mais você souber sobre ele, melhor será a conversa. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer:

  • Dados demográficos: faixa etária, gênero, escolaridade, localização.

  • O que gostam de fazer em seu tempo livre?

  • O que os atrai?

  • Quais são suas marcas preferidas e ícones culturais?

  • O que eles curtem na internet?

  • Quais são suas redes sociais favoritas?

  • O que você pode oferecer para eles?

  • Como a interação com a sua marca pode influenciá-los?

Qual a história da sua marca?

Marcas de sucesso não surgem do nada. Elas superaram obstáculos, graças à sua visão única e seu ímpeto de mostrar algo ao mundo. Esta é a história da sua marca – a motivação que deu início a tudo, a espinha que sustenta todo o seu negócio. Quando você conta esta história com o seu público, você convida todos a percorrerem juntos este caminho.

Os valores que você deseja mostrar em sua estratégia sairão diretamente da história da sua marca. Definir uma história permite enfatizar de maneira mais forte as qualidades que fazem a sua marca ser o que ela é, além de transmitir às pessoas a sensação de que o envolvimento com a marca é uma forma de fazer parte desta história, não apenas comprando algo ou clicando em um link.

Um grande exemplo de storytelling é a forma como o Airbnb usa as imagens em sua home page. Todas as fotos mostram interações humanas, momentos em família e novas descobertas. A intenção é expor apresentar o valor agregado do uso do Airbnb como gerador de experiências, e levar possíveis usuários a se imaginar como parte da história.

Qual a personalidade da sua marca?

Antes da internet tornar-se o importante ambiente de negócios que ela é hoje em dia, as marcas podiam comportar-se como abstrações unidimensionais e ainda obter sucesso. As novas regras do jogo tornam necessário que as marcas sejam mais do que meros nomes e logos. Para que as pessoas sintam que podem se relacionar com uma empresa, a marca precisa desenvolver uma personalidade própria.

Tente imaginar que a sua marca é uma pessoal de verdade: quais são seus hábitos, sonhos, estilo e tom da voz? É uma marca descontraída ou elegante? Quem são seus amigos e o que eles fazem juntos no final de semana? Estas características lhe ajudarão na definição da personalidade da sua marca, e no desenvolvimento de sua imagem exterior.

Uma marca que expressa sua personalidade de forma marcante é a Old Spice. Dá uma conferida na página de Facebook deles para sentir como funciona a personalidade de uma marca.

#WorkshopMarketingdecasamento #Marketing #casamentoMarketing #marketingdecasamento #MarketingdeCasamento #casamentos #FornecedoresdeCasamento #profissionaisdecasamento #WorkshopCasamento #profissionaisdecasamento #rodrigoliveira #rodrigooliveira #RodrigoOliveira #cliente

144 visualizações