Como destacar sua marca na Internet - Guia Completo (parte 3)


3. O Tom da Sua Marca

Seu público-alvo não vai apenas ver a sua marca. Eles vão interagir com ela, verbal e oralmente. A identidade visual é crucial para transmitir a identidade mas, no final das contas, é o tom da marca que vai determinar como as pessoas interagem com ela. É assim que funciona:

Elaborar O Nome de Marca Definitivo

O que há por trás de um nome? Tudo! Se o logo inclui toda a identidade da sua marca em uma única imagem, o nome deve fazer o mesmo em até três palavras. Um bom nome não é apenas chamativo e cativante, ele também deve ser funcional: fácil de soletrar, que soe bem a quem ouve, e que seja um nome de domínio que ainda esteja disponível (senão, como as pessoas vão te achar na internet?).

Sugerimos que você prepare uma longa lista de nomes que venham à mente e vá eliminando os piores aos poucos.

Quando você escolher o nome, pense na sua tagline. A tagline (ou o slogan) é uma frase curtinha que completa o nome da sua marca. Juntos, o nome e a tagline transmitem a verdadeira essência da marca.

Veja alguns exemplos que esclarecem sobre o quê estamos falando:

  • Rider: dê férias para seus pés

  • Disneylândia: o lugar mais feliz do mundo

  • Bombril: mil e uma utilidades

Construir Seu Vocabulário

Cada marca tem um vocabulário. Este conjunto de palavras-chave funciona como um código que ajuda a identificar quem você é, quais os seus valores e o que você oferece. Construir este vocabulário não é difícil, principalmente se você já definiu a identidade da sua marca.

Pense na criação do branding para sua carreira de cerimonialista por exemplo. A identidade da sua marca vai estar associada a conceitos de organização, resultados, menos stress para o cliente, resultado, felicidade, foco, entre outros. Você deve sempre ter este vocabulário na ponta da língua em toda ação ou interação: posts de blog, publicidade online, redes sociais, emails trocados com clientes, etc.

Envolver O Público

Criar o branding de seu negócio vai muito além de desenvolver uma logo, criar um site e fazer publicidade. Algumas das oportunidades de branding mais importantes acontecem nas atividades diárias, no envolvimento com seu público-alvo.

Esta interação no dia-a-dia inclui postar nas redes sociais, enviar newsletters e email marketing, responder dúvidas e ajudar com diversos temas, além de monitorar constantemente a reputação da sua marca nos sites especializados. Para expandir o envolvimento de seu público, há de se levar em consideração dois aspectos:

  • Qual o seu tom de voz? Será que o seu público responde melhor a um tom mais profissional ou mais informal?

  • Onde vale a pena se envolver? Nem toda marca precisa estar no Pinterest, ou no Snapchat por exemplo. De acordo com o perfil de seu público-alvo, você deverá calcular a ênfase dada a cada plataforma.

Em resumo: a identidade, o visual e o tom de voz são os três elementos essenciais para o desenvolvimento bem-sucedido de uma marca. Agora, antes de você sair por aí com o branding do seu negócio, lembre-se das

Regras de Ouro:

Não seja falastrão: A identidade da sua marca deve transparecer sinceridade, sem fingir que é algo diferente. Não há necessidade de ser simplista, você pode ter um tom excêntrico ou palhaço, se esta for a identidade que melhor se encaixa à essência da sua marca. O importante é manter-se fiel à verdadeira identidade da marca, para não parecer falso.

Ser consistente: Coerência é a alma do branding. Você não pode usar vários logos ao mesmo tempo, nem tons de voz tão diferentes que seu público pensará que é um coral, ou alguém com múltiplas personalidades. É legal se adaptar a diferentes plataformas (as pessoas interagem de formas distintas no Facebook e no Twitter, e a sua marca precisa participar de ambos de forma natural), mas é importante fazer isto de forma coerente e complementar, e não contraditória à estratégia da marca.

Enxergar o todo: O branding é um meio, não um fim. Não foi pelo branding que você decidiu começar seu negócio ou abrir sua empresa. Mantenha-se fiel aos seus grandes objetivos e use sua marca para atingi-los.

#Branding #MarketingdeCasamento #casamentoMarketing #WorkshopMarketingdecasamento #marketingdecasamento #Marketing #profissionaisdecasamento #casamentos #WorkshopCasamento #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #branding #RodrigoOliveira #rodrigooliveira #rodrigoliveira #Logomarca

0 visualização