A importância da Análise SWOT para o crescimento da sua empresa - por Naldo Turl


Quando pensamos em posicionamento, precisamos entender quem somos nós - tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Para isso, o modelo SWOT vai nos auxiliar.

A análise externa busca identificar as principais oportunidades e ameaças que se colocam diante da sua empresa. Se sou um fornecedor de doces para casamentos, preciso entender as possibilidades do meu concorrente lançar novas linhas de produtos, ou ainda, ir além, inovando e criando uma nova demanda para o seu nicho de mercado.

Já a análise interna tem como objetivo a identificação dos principais pontos fortes e fracos da organização. O reconhecimento desses elementos fará com que a organização aproveite as suas forças, reduzindo ao máximo as fraquezas detectadas. Olhar para dentro da empresa vai sempre fazer com que você se autoavalie, criando uma possibilidade para que se possa resolver as questões internas (pontos fracos) e dinamizar os pontos fortes.

“O entendimento dos fatores externos (oportunidades e ameaças)

e dos fatores internos (pontos fortes e pontos fracos)

contribui para formação de uma visão de futuro a ser perseguida”.

SILVEIRA

SWOT vem do inglês: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Forças: Está relacionado às vantagens que sua empresa possui em relação ao mercado.

Fraquezas: As vocações que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio. É necessário ter sinceridade para esta análise.

Oportunidades: São forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não há controle sobre essas forças. Elas podem ocorrer de várias formas, na ­ mudanças na política econômica do governo, tributos, investimentos externos, entre outros, por exemplo.

“As oportunidades podem ser classificadas de acordo

com sua atratividade e com sua probabilidade de sucesso.”

KOTLER

Ameaças: Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas que atuam de forma negativa para a sua empresa. Devemser tratadas com muita atenção, pois pode prejudicar o planejamento estratégico e os resultados da sua empresa.

"A análise SWOT envolve os ambientes interno e externo da empresa, o modelo trata das forças e fraquezas em dimensões – chaves como desempenho e recursos financeiros, recursos humanos, instalações e capacidade de produção, participação de mercado, percepções do consumidor sobre a qualidade, preço e disponibilidade do produto,

e comunicação organizacional."

FERREL

Naldo Turl

naldoturl@me.com

#MarketingdeCasamento #análiseswot #WorkshopMarketingdecasamento #casamentoMarketing #marketingdecasamento #profissionaisdecasamento #WorkshopCasamento #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #RodrigoOliveira #rodrigooliveira #rodrigoliveira #NaldoTurl

876 visualizações