Como criar um slogan convincente para sua empresa (parte 1)


Todos os profissionais de marketing confirmariam: o slogan da sua empresa é um elemento chave da imagem da sua marca da mesma forma que o nome ou a logo. Por isso, esta frase deve constar em todo o seu material de apoio, desde cartões de visita até o merchandising, passando evidentemente por seu site.

Agora, encontrar um texto convincente pode ser bem mais complexo do que parece. Como expressar uma mensagem forte, com clareza e em poucas palavras? Qual a estratégia deve ser adotada para atingir o objetivo? Vamos então nos aprofundar um pouco no lado verbal do seu branding: o slogan.

Seja breve

É bem evidente, mas relembrar nunca faz mal. Um slogan conciso tem muito mais chance de ser memorizado pelos consumidores. É inútil se alongar neste ponto. Como diz a célebre frase: “Just do it”.

Jogue com as palavras

De uma maneira geral, o humor é uma arma formidável de marketing. Em se tratando de slogan, jogar com as palavras pode melhorar a facilidade da transmissão e o impacto da mensagem:

  • Jogo clássico de palavras: “‘Digitau’. Itaú, o banco digital com ‘u’”.

Este é um exemplo perfeito de um slogan onde o mecanismo se baseia num jogo de palavras.

  • Rima: “Supermercado Mundial, o menor preço total” ou “Supermercado Campeão, não tem comparação”.

São inúmeras as empresas que usam a rima para fazer suas mensagens mais simples de memorizar. Desde muito pequenos usamos a rima como método mnemônico e como ferramenta de aprendizado – as fábulas, os poemas e as canções são textos que nos acompanham durante anos. Uma ideia de gênio que os supermercados Mundial e Campeão entenderam rapidamente.

  • Oximoro (Paradoxo): “A mais quente das bebidas frias”.

A contradição transmite uma mensagem que força os consumidores a pensar. Imediatamente as pessoas sorriem com a sutileza e o slogan alcança seu objetivo.

  • Jogue com a sonoridade das palavras:

Manipular as sonoridades é um meio clássico de ir martelando o nome de uma marca na mente das pessoas. Um outro estilo, a repetição de consoantes ou de vogais é da mesma forma excelente para memorizar. “É bom, é bonito, é Bosch”. Difícil de esquecer!

  • Referência cultural: “Quem semeia vento colhe tempestade”.

Um slogan que tem como base um ditado popular conhecido, coloca a marca um passo à frente. Como consequência, os consumidores já acostumados a esse tom têm maior facilidade de lembrar da marca.

#mercadodecasamento #marketingparacasamento #marketingparacasamento #marketingdecasamento #casamentoMarketing #casamentos #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #profissionaisdecasamento #MarketingdeCasamento #Marketing #rodrigoliveira #rodrigooliveira #RodrigoOliveira

24 visualizações