Como escolher o seu público-alvo (parte 1)


A não ser que você seja o Facebook e tenha como base de clientes praticamente qualquer ser humano do planeta, você precisa escolher um público alvo. Ajustar sua base de prováveis clientes vai te economizar tempo e dinheiro. Além disso, você pode concentrar sua estratégia de marketing naqueles consumidores que têm maior probabilidade de comprar com você. Pode criar um site com design atraente para seus clientes, usar voz e tom que combinem com eles e desenvolver produtos e serviços que melhor atendam às suas necessidades.

Mas como encontrar este público alvo? Não precisa se preocupar – nós estamos aqui para ajudar! Siga estes seis passos para localizar seus clientes em potencial.

Pense em quais necessidades você pode suprir

Independente de seu ramo de atividade, você deve estar no ramo de “resolver problemas”. Os seus clientes mais prováveis sempre serão aquelas pessoas cujos problemas são resolvidos por aquilo que você tem a oferecer. Por isso, pense com cuidado sobre o que você vai vender e considere as necessidades de quem você pode melhor atender.

Imagine que você é um passeador de cachorro. Seu público alvo consiste daquelas pessoas que têm um problema em comum (possuem um cachorro e não estão em casa sempre que o cachorro precisa sair, por exemplo) e outras características em comum também, como a idade (talvez entre os 25 a 55) e renda suficiente para contratar um passeador de cachorro, além de outras características mais. Em geral, quanto mais as necessidades das pessoas combinam com o seu produto, mais fácil será convencê-las a comprar com você.

Aprenda com seus atuais clientes

Olhe bem para seus atuais clientes. Que traços comuns compartilham? São predominantemente masculinos ou femininos? Há um perfil específico de faixa de idade, ocupação ou nível socioeconômico? Quais os tipos de clientes que tendem a voltar sempre?

Os seus clientes mais fiéis podem ser um forte indicador do público alvo que você deve procurar. Tente dividí-los em diversas categorias baseando-se nos traços comuns. Isto vai te dar uma boa ideia das características que deve procurar quando estiver buscando novos clientes. Se você está apenas começando e ainda não tem clientes, não se preocupe! Vá diretamente para o terceiro passo e dê uma olhada no que outras pessoas do seu ramo de atividade estão fazendo.

Dê uma conferida na concorrência

Para ter uma ideia melhor do seu público alvo, dê uma conferida em seus concorrentes e nos clientes deles. Você talvez queira procurar um público semelhante ou quem sabe lançar-se num nicho específico de mercado que seus concorrentes deixaram escapar. Se você conseguir descobrir brechas no mercado de seus concorrentes, estará um passo mais perto para identificar uma base de clientes ainda não explorada. Uma vez que você entendeu o que outros no seu campo de trabalho estão fazendo, pergunte a si mesmo se você pode fazer o mesmo para um grupo diferente de pessoas. Ou será que você pode fazer o mesmo para as mesmas pessoas só que bem melhor?

#mercadodecasamento #marketingparacasamento #marketingparacasamento #casamentos #marketingdecasamento #casamentoMarketing #FornecedoresdeCasamento #profissionaisdecasamento #profissionaisdecasamento #MarketingdeCasamento #Marketing #rodrigoliveira #rodrigooliveira #RodrigoOliveira

16 visualizações