top of page

Como escolher o seu público-alvo (parte 2/2)


Tenha consciência de seus diferenciais

De posse do conhecimento sobre seus concorrentes, você já tem uma ideia de como se promover. Seus esforços de marketing devem destacar seu valor agregado – mostrar as qualidades que fazem você se destacar e se diferenciar dos outros no mesmo meio.

Você vai querer que seus clientes em potencial sintam que só você e seu empreendimento estão aptos a resolver os problemas deles. Não é preciso dizer explicitamente, mas deve ser possível responder facilmente à pergunta: ”o que faz você ser um pouco diferente?”

Digamos que você, além de passeador de cachorros, também tira fotos incríveis dos bichinhos de estimação dos seus clientes durante seus passeios pelas ruas da cidade.

Dê destaque a este fato em sua propaganda! Poste algumas das suas melhores fotos no Instagram ou no Facebook! Quem não quer receber uma foto do seu melhor amigo no meio do dia de trabalho? Se você quer ter como alvo um segmento específico de público que seus concorrentes deixaram escapar, você pode facilmente anunciar para estes segmentos específicos de público em redes sociais como Facebook, Instagram ou Pinterest com base em parâmetros como idade, gênero, localização e “likes”. Você pode então criar propagandas personalizadas para este público onde destacará seus pontos mais fortes.

Crie personas

Pequenas e grandes empresas criam personas para ajudá-las a compreender seu público alvo. Uma persona é uma pessoa imaginária que representa um grupo de seus clientes que compartilham características como contexto demográfico, comportamento e decisões de compra.

Quando criar a persona, use o máximo de detalhes possível. Leve tudo em consideração, desde o local onde essa pessoa fictícia possa ter estudado e sua renda anual até quanto gasta semanalmente no supermercado e se viaja ou não regularmente para o exterior. Onde vivem? Que idade têm? Quais os seus interesses? Casados ou solteiros? Onde preferem comprar online? Quais os sites que frequentam? Quais as redes sociais que mais provavelmente usam? Quanto mais clara a persona estiver na sua mente e quanto mais você entender como usam a internet, mais fácil vai ser rastrear o segmento de mercado que ele ou ela representa.

Lembre-se que nem todos os seus clientes típicos precisam encaixar em uma só persona. Em vez disso, crie diferentes personas para cada segmento de seu público alvo. Depois disso, você pode determinar a sua abordagem de marketing na medida para cada um dos diferentes tipos de clientes.

Uma boa persona pode ajudar você a abordar novos tipos de cliente e a criar publicidade, produtos e serviços para os interesses e hábitos exclusivos destes. As personas também ajudam você a se colocar no lugar de seus clientes para melhor compreender o que estes buscam quando entram em sua loja ou site.

Mãos à obra!

Quando você sentir que já fez todo o trabalho de definição de seu público alvo, é chegada a hora de divulgar seu produto, focando sua estratégia de marketing onde estes clientes em potencial circulam. Pode ser o shopping local, num fórum específico no Facebook ou mexendo em seus iPhones enquanto esperam na fila do Starbucks. Agora que você tem uma ideia definida de quem são seus clientes e por onde andam (tanto fisicamente como online), não deve ser difícil encontrá-los.

  • Pense quais seriam as redes sociais mais usadas por suas “personas”. Crie posts e anúncios direcionados tendo em mente os clientes alvo e seus interesses.

  • Use palavras, imagens e vídeos que enfatizem o valor que você tem a mais que seus concorrentes. Lembre-se de destacar como a sua empresa pode satisfazer as necessidades de seus clientes e resolver seus problemas.

  • Se você criar uma propaganda impressa deve distribuir esse material em locais onde é provável que seus clientes apareçam. Para o passeador de cachorros, por exemplo, a pet shop e o cachorródromo do parque são excelentes locais para começar.

  • Use imagens de clientes verdadeiros (ou pessoas que se pareçam com eles) em todos os seus anúncios e posts. Seus clientes em potencial devem conseguir identificar-se com as pessoas dos seus anúncios.

  • Se seu negócio inclui também um site com uma loja virtual, veja aqui algumas dicas adicionais excelentes para marketing online. Mesmo que você não esteja vendendo online, qualquer estratégia de marketing no mundo de hoje deve incluir um lindo site.

#mercadodecasamento #marketingparacasamento #marketingparacasamento #marketingdecasamento #casamentoMarketing #casamentos #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #profissionaisdecasamento #MarketingdeCasamento #Marketing #rodrigoliveira #rodrigooliveira #RodrigoOliveira

386 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo