10 dicas incríveis e malucas para atravessar um bloqueio criativo (Parte 1/2)


Você tem um trabalho super criativo a realizar e não importa se você é uma cerimonialista, fotógrafo, decoradora ou cake design: você tem que criar uma incrível presença online.

A internet é uma “paisagem” em constante mudanças e seu site precisa ser dinâmico para acompanhar todas as novidades. Você precisa sempre ajustar, melhorar, testar e crescer. Mas o que fazer quando suas grandes ideias parecem ter secado e você se imagina diante de um muro intransponível? Isso se chama um “bloqueio criativo” e pode sugar todo o seu entusiasmo, deixando até o profissional mais experiente sem saber a quê recorrer.

A chave para abrir a porteira da sua criatividade pode não ser o que você imagina. Tenho 10 ideias bem malucas para destravar esse seu bloqueio.

Se dê a Liberdade de Falhar

Nada leva mais ao estado de pânico do que olhar uma página em branco. Quando a sua inspiração juntou os trapos e se mandou, tente chamá-la de volta e permita-se falhar. Diminua a pressão, baixe a bola e veja o que acontece quando você para de julgar e começa a agir. Se você não consegue encontrar uma boa ideia, tenha 20 ideias ruins.

Para começar, “suje a sua tela”, seja com um borrão de tinta, escrevendo um fluxo do que vier na sua mente ou fazendo o upload da logomarca da sua empresa para o template que você acabou de abrir. Anote tudo o mais rápido possível e veja onde isso te leva. Não fique preso à ideia de uma única solução perfeita, ao invés disso rabisque um monte de ideias rapidamente sem se preocupar com a execução. Tentar para ver se dá certo pode ser a melhor coisa que você faz por você mesmo.

Ainda não funcionou? Aqui vão mais 9 dicas para tirar você desse estado de bloqueio de criatividade.

Crie Desafios

Se você tem crianças, sabe que impor limites diariamente é uma tarefa difícil, mas que salva a sua sanidade mental. O mesmo acontece com o trabalho criativo. Ter um excesso de opções ou muito tempo disponível pode levar a um processo de trabalho disperso e sem qualquer foco, enquanto trabalhar com uma estrutura um pouco mais rígida pode te dar um ambiente de mais liberdade para explorar. Imagine que você está dentro de uma caixa e precisa sambar ali dentro.

Como fazer? Estabeleça um prazo determinado. Isto é especialmente difícil se você trabalha por conta própria ou se está trabalhando num projeto pessoal. Mas incutir um pouco de temor pode ser um movimento estratégico para fazer as ideias começarem a fluir rapidamente e pode ajudar a dar aquele primeiro passo e começar a partir de algum ponto. Avise aos seus colegas de trabalho, amigos ou família do seu prazo iminente, dessa forma você tem que prestar contas a mais alguém além de você mesmo e aumentar mais ainda a cobrança desse prazo.

Faça Outra Coisa

Se sua fonte de inspiração secou, encontre outra fonte. Deixe de lado, por um momento, seu principal compromisso e pegue um outro projeto criativo para o qual você não tem qualquer pressão. Pegue uma ideia do Instagram ou Pinterest ou até se desafie a publicar uma foto por dia. É bem rápido e, como recompensa quase instantânea, você terá sua criatividade fluindo. Se você produziu alguma coisa que vale umas curtidas nas redes sociais use uma hashtag para organizar seu projeto e acompanhar o seu progresso. Este novo projeto, mesmo sendo bem pequeno, vai, sem dúvida, aguçar o seu olhar para toda a beleza que você encontra ao seu redor.

#mercadodecasamento #marketingparacasamento #casamentos #marketingparacasamento #marketingdecasamento #profissionaisdecasamento #casamentoMarketing #FornecedoresdeCasamento #profissionaisdecasamento #MarketingdeCasamento #Marketing #rodrigoliveira #rodrigooliveira #RodrigoOliveira

20 visualizações