Fatos Interessantes Sobre o Algoritmo do Google que Você Deveria Saber.


“Você quer a resposta, e não trilhões de sites. Algoritmos são programas de computador que procuram pistas para trazer a resposta exata que você quer”.

Neste artigo vamos explicar como o Google classifica o ranking dos sites e como este processo vem mudando ao longo do tempo. A informação pode até parecer um pouco avançada demais, mas sabemos que você consegue dar conta. Se precisa refrescar a memória, talvez seja bom começar com o nosso post SEO para Novatos. Está pronto para o desafio? Então é só continuar lendo!

POR QUE O GOOGLE

Há diversos motores de busca classificando e dando ranking aos sites, mas o Google é de longe o mais conhecido e mais popular, alcançando aproximadamente 65% do total de buscas no mundo todo.

O QUE É O ALGORÍTIMO DO GOOGLE

Na realidade, o algoritmo do Google é composto por uma série de programas complexos de computador usados para posicionar sites e para determinar quais devem ser mostrados nas Páginas de Resultados dos Motores de Busca – mais conhecidas como “SERPs” (Search Engine Results Page em inglês). SERP é uma página mostrada por um motor de busca em resposta a uma questão colocada por qualquer pessoa. O Google envia seus robôs ou rastreadores automatizados da web para verificar e compreender do que tratam os sites existentes pelo mundo afora e determinar onde devem ser mostrados nas páginas de resultados.

O objetivo do algoritmo do Google é simples: disponibilizar uma lista ordenada dos sites mais relevantes em resposta às buscas de todas as pessoas que enviem uma questão ao Google. De acordo com Ben Gomes, Vice Presidente de Engenharia do Google, a meta da empresa é “fornecer com o máximo de rapidez a resposta exata para o que você procura”.

COMO O GOOGLE FAZ PARA DECIDIR COMO DAR RANKING AOS SITES?

Na verdade, isso é um imenso mistério! O algoritmo em si é uma fórmula altamente secreta que o Google atualiza o tempo todo. O algoritmo vai mudando à medida que vão sendo desenvolvidas melhores formas para classificar e posicionar os sites e, por tabela, os resultados que vão ajudar a maioria das pessoas que fazem buscas vão sendo mostrados. Mesmo que ninguém saiba exatamente quais fatores o Google leva em consideração ou qual peso é dado a cada um desses fatores, sabemos que o Google olha os seguintes aspectos para dar o ranking aos sites:

  • Qualidade do conteúdo dos sites

  • Novidade do conteúdo / com que frequência o site é atualizado

  • Quantidade e qualidade dos sites que têm link para este site

  • Palavras-chave usadas no site

  • Idade do site

  • Localização de quem faz a busca e da empresa

  • O tempo que as pessoas ficam no site (também conhecido como “time on page” ou tempo no site)

  • Mais de 200 outros fatores…

Enfim, isso tudo significa que há muita coisa que você pode fazer para dar uma alavancada em seu SEO.

O QUE É UMA ATUALIZAÇÃO DE ALGORÍTIMO?

medida que o Google vai sabendo mais sobre como as pessoas procuram informação, o seu algoritmo é atualizado para melhorar a forma como os sites serão ordenados nas páginas de resultados. Basicamente, uma atualização se refere à alteração no modo como os programas de computador rastreiam os sites e determinam como mostrá-los nas SERPs.

COM QUE FREQUÊNCIA O ALGORÍTIMO É ALTERADO?

Nos tempos remotos do Google, o algoritmo era atualizado a cada dois ou três meses. Sites com ranking elevado podiam ficar no topo da SERP por um bom tempo sem ser atrapalhados pelos concorrentes. Hoje em dia, a concorrência é bem mais acirrada uma vez que o Google faz mais de 600 alterações no seu algoritmo por ano e a grande maioria das atualizações sequer é anunciada. Isto significa que o posicionamento dos sites evolui o tempo todo. Como dono de site, você pode encontrar o seu no primeiro lugar num dia e em terceiro lugar no dia seguinte. Para manter sua posição, você precisa atualizar constantemente seu site e criar sempre um conteúdo novo e atual.

PINGUINS E PANDAS: O QUE SÃO? ONDE VIVEM? DE QUE SE ALIMENTAM?

inda que pequenas mudanças aconteçam todos os dias, de vez em quando o Google faz uma atualização significativa no seu algoritmo. Normalmente, quando isto acontece, todo mundo é avisado através de um pronunciamento formal. No entanto, a não ser que você seja um viciado em SEO, provavelmente nem vai saber de nada. Historicamente, as novas versões têm sido batizadas cada uma com o nome de um animal. Panda, pinguim e beija-flor são todos nomes de atualizações do algoritmo (bom, na verdade: panda, penguin e hummingbird, mas você entendeu). São tantas as atualizações que em breve provavelmente vão precisar trocar de fauna para flora.

#mercadodecasamento #marketingparacasamento #marketingparacasamento #casamentos #marketingdecasamento #casamentoMarketing #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #profissionaisdecasamento #MarketingdeCasamento #Marketing #rodrigoliveira #rodrigooliveira #RodrigoOliveira

0 visualização