O Mundo das Experiências.


Tenho observado, em estado de alerta, como as marcas estão criando experiências para os seus clientes.

Concluo que essas experiências aproximam o cliente da marca, trazendo identificação, maior alcance e consequentemente a fidelidade.

Sei que estamos aqui para pensar no mercado de casamentos, mas vou trazer exemplos externos para analisarmos juntos e entender como podemos usar estes cases para dentro de um universo que envolve tanto sentimento.

Case 1: Programa Menu, American Express.

O tão famoso cartão de crédito desenvolveu um programa de restaurantes para os seus associados Platinum, com benefícios em restaurantes bacanas.

Um aplicativo para fazer as reservas direto com o restaurante, sem precisar ligar e você recebe a confirmação no seu e-mail, praticamente que imediato.

E nesta experiência o cartão de oferece vantagens: as reservas serão sempre nas melhores mesas do restaurante, inclui 2 taças de espumante nacional, 1 água com gás importada e 2 cafés. Além disso, 15% de desconto na conta total e possibilidade de entrar na fila de espera do restaurante, antes de chegar no local.

Case 2: Scheeeins

"Scheeeins não se explica, se vive!", assim já é a abertura do site da marca de eventos Scheeeins, conhecida pela energia única de suas festas.

A convite da marca, em 2016, fui até São Paulo conhecer a festa House of Alice, uma das festas da marca. A festa, como diz o nome, leva o tema de Alice no País das Maravilhas. Produção impecável, bares enoooooormes, bebidas de altíssima qualidade, música boa e uma cenografia incrível, te trazendo para dentro do universo de Alice. Festa perfeitinha, sabe? Mas até aí tudo certo. Mas em um dado momento abre mais um espaço na festa. De onde ninguém estava esperando surge uma mega pista de dança, mais um bar gigantesco, palco enorme e no painel de led o Gato Cheshire aparece, dando boas vindas a festa e levando o público o mundo encantado de Alice. Todos foram a loucura!

O que mais me deixou impressionado era a forma que as pessoas se comprimentavam quando se encontravam falavam "SCHEEEINS!" e rolava um hi five (sim, acredite!)! Isso é identificação com a marca! Qual empresário não ama tal identificação?! Pra mim, até hoje, as melhores festas abertas que eu já fui, foram da Scheeeins.

Case 3: Cher - sim, Cher, a cantora americana.

Há muitos anos a cantora Cher fez um show que seria a última turnê da carreira. O objetivo era mostrar as novatas que o Know How trazido ao longo de uma carreira faria aquele show ser único, para que usassem como referência de qualidade.

O DVD é um espetáculo! Muita cor, movimento, acrobacias, é claro, a musa mór;

Agora voltando um pouco para o nosso mercado.

Conversando com a decoradora Nina Tavares, da NK Design de Eventos, ela me explicou que um dos grandes diferenciais do projeto e execução da decoração que ela gosta de elaborar é estar em conjunto com a noiva. Montar o projeto a quatro, seis mãos. Desta forma a noiva tem a oportunidade de participar da criação e ter ainda mais identificação com o projeto executado no dia do casamento. Com este contato, Nina tem a chance de descobrir detalhes incríveis do casal e que são importantes para a elaboração.

"É legal ouvir as histórias, saber onde se conheceram, os hábitos, manias e com isso utilizar questões únicas para que o casamento se torne exclusivo e mais do que isso, uma experiência para os convidados. Afinal de contas é uma delícia poder ter no dia mais importante de sua vida, uma referência da essência dos noivos, e assim que vai se tornando único, personalizado. Acho que levar para o seu casamento coisas próprias, detalhes, dá um sentido a palavra: casamento, união, entende?! E levar uma experiência sensorial é fundamental, porque se não, não há uma conversa, um nexo com o que se quer dizer, pois tem que sentir! Ver o que é, sentir o cheiro de uma memória, provar delícias, ouvir o que é deles e até mais elogios, lembranças e ainda poder tocar no que se diz intangível. Levar para dentro daquele único dia, a essência do casal!", diz Nina Tavares.

A nossa querida Manoela Cesar passou por uma experiência gastronômica em Portugal, com time do mercado de casamentos! Era mais um jantar da viagem, mas quando a sobremesa foi servida, foi exatamente SOBRE A MESA. Todos os convidados ficaram encantados e surpresos com a experiência que tiveram. Fumaça, chocolates sendo quebrados na frente dos convidados, movimentos e sabores inacreditáveis. Sem dúvidas, este é um tipo de jantar que certamente ficará guardado na memória de todos os convidados para sempre!

E você, como tem apresentado a sua marca de forma a se tornar uma experiência para os seus clientes?

Escreva para mim, vamos conversar!

#mercadodecasamento #marketingparacasamento #marketingparacasamento #casamentos #marketingdecasamento #casamentoMarketing #profissionaisdecasamento #FornecedoresdeCasamento #profissionaisdecasamento #MarketingdeCasamento #Marketing #RodrigoOliveira #NaldoTurl

132 visualizações