Como Fazer Marketing nas Redes Sociais: 9 Dicas Comprovadas
Atualizado: 24 de mai. de 2020

Se você possui uma empresa, e principalmente ser for uma empresa do eu sozinho, o mundo do marketing para as redes sociais pode parecer uma iniciativa desafiadora e até mesmo intimidadora. Porém, trata-se de uma estratégia que não apenas vale a pena como é praticamente obrigatória em qualquer planejamento de marketing nessa ano de 2020 onde somos assolados pelo COVID-19.
Mas por onde começar se o marketing em redes sociais é completamente novo para você? Você pode começar compartilhando links para seu site, (como assim você não tem site??? isso fica pra outro post) mas vai precisar de muito mais para manter seu público interessado. Não se preocupe, preparei esse guia com as noções básicas para que você consiga alcançar seu objetivo.
O que é marketing nas redes sociais?
Usar as plataformas das redes sociais para promover sua marca ou produto, construir seu público, gerar leads, expandir vendas e aumentar tráfego no site é o que chamamos de marketing nas redes sociais.
Apesar de ser fácil presumir que o marketing para redes sociais consiste apenas em criar conteúdo para as plataformas de forma a alcançar seu público, na realidade é muito mais do que isso. Toda campanha bem sucedida de marketing nas redes sociais inclui um engajamento consistente e ativo com o público-alvo. Não se preocupe, vamos te mostrar exatamente como se faz.
Marketing nas Redes Sociais não é só postar.
Pronto para mergulhar nesse assunto? Veja a seguir 10 excelentes dicas de como fazer marketing nas redes sociais para pequenas empresas!
Identifique seus objetivos
Procure inspiração no mercado
Crie contas comerciais nas redes sociais
Encontre e conheça melhor seu público
Crie conteúdo cativante
Prepare um calendário para manter tudo organizado
Publique com regularidade
Interaja e responda aos seus seguidores
Monitore seu desempenho
1. Identifique seus objetivos
Antes de mergulhar a fundo no marketing nas redes sociais, é importante pesquisar para determinar os objetivos que você quer alcançar. Se está apenas tentando que sua presença online seja conhecida, excelente. Se está querendo aumentar especificamente o tráfego do seu site, tudo bem. Definir seus objetivos e a estratégia para alcançá-los facilita as coisas para você à medida que for progredindo.
Uma vez estabelecidos os principais objetivos da estratégia de marketing para suas redes sociais, você terá para sempre uma diretriz para orientar seus esforços. Certamente, há passos que precisam ser dados independentemente do seu objetivo. Por isso, ter tudo planejado ajuda a manter-se alinhado aos seus objetivos finais e também a ter noção de quais devem ser os próximos passos para alcançar esses objetivos.

2. Procure inspiração no mercado
Para ter uma ideia da presença do seu mercado nas redes sociais, é importante expandir a rede quando fizer a sua pesquisa. Por exemplo, faça uma busca por hashtag no Instagram e no Twitter, usando palavras-chave relacionadas ao mercado, e veja o que aparece. Desta forma, você dá olhada nos diversos posts que são publicados e identifica quem são os grandes nomes e os potenciais influenciadores desse meio.
No Facebook, entre em um grupos de discussão relacionado ao seu mercado e veja quais são os posts e os debates que aparecem, ou que estão acontecendo. Isso vai te dar uma ideia do tipo de conteúdo que é compartilhado com mais frequência pelo seu público. Se conseguir identificar uma tendência ou um tópico do mercado que sejam importantes para o seu público, prepare posts sobre esses assuntos para atrair a atenção.
Está enxergando algum assunto relacionado ao seu mercado que não está sendo suficientemente debatido? Considere isso como uma mina de ouro e uma oportunidade para se posicionar como um especialista no assunto. Para isso, você mesmo deve iniciar essa conversa. Atraia a atenção adicionando hashtags especificamente relacionadas ao mercado de tal forma que seu público e influenciadores possam se dar conta e participar da conversa. Muitas vezes, encontrar inspiração no seu mercado significa exatamente encontrar assuntos relevantes que não estão sendo debatidos.
3. Crie contas comerciais nas redes sociais

Se você ainda não criou sua conta comercial, deve criá-la - ou então converter seus perfis atuais em contas comerciais. E não se surpreenda se encontrar mais recursos para as empresas!
Contas comerciais nas redes sociais têm alguns acréscimos bem legais. Por exemplo, muitas redes têm incorporado análise e estatísticas dos seus posts (mais adiante vamos falar mais sobre isso), além da possibilidade de usar promoção paga para seus posts. Esta é uma excelente opção para ajudar a construir o reconhecimento da marca. Contas comerciais, ou contas de marcas, estão disponíveis na maioria das plataformas mais populares:
4. Onde encontrar as noivas?
Certifique-se de que sua estratégia para as redes sociais possa dar suporte a onde estão as noivas. No geral podemos ver as noivas no instagram, no Pinterest e sabe onde mais tem um público de casamento qualificado? No TIK TOK??? Nãooooo, no Linkedin. No Linkedin é uma rede social de trabalho e muitas noivas estão ali. Não estão procurando coisas de casamento, o que torna elas ainda mais sensíveis a esse conteúdo se for um conteúdo bom e sem nhenhenhe.

5. Crie conteúdo cativante
Agora é o momento de juntar o conhecimento que você tem do seu segmento e do mercado de casamento, com o resultado das suas pesquisas para criar seu conteúdo. Os posts precisam ser ao mesmo tempo relevantes e interessantes para seu público, seja um meme irresistível que só seu público vai curtir ou simplesmente um link para o mais recente artigo do seu blog, onde você compartilha os novos desenvolvimentos no seu ramo de negócios.
Não transforme sua rede social em um folder do seu trabalho. Rede social é para socializar, então crie conteúdo que te leve a socializar com as noivas.
Publique novidades relacionadas a casamento, compartilhe informações de terceiros, dando o devido crédito, isso mostra ao seu público que você é uma fonte confiável de informação em relação a esse tópico.
Criar conteúdo fantástico é uma forma infalível de atrair a atenção do público, mas não é fácil! Invista tempo na criação de posts e não esqueça que pode compartilhá-los através das suas redes sociais! Precisa de mais inspiração? Pesquise. Não poste por portar e cuidado com o layout dos seus posts.
Há muita coisa que você precisa saber quando se trata de criar conteúdo. Desde o tamanho exato das imagens para cada rede social até as ferramentas gratuitas para administrar redes sociais disponíveis na internet, há muito o que aprender. Como este processo pode ser um pouco sufocante, mas aos poucos vou te ensinado por aqui como fazer.
6. Prepare um calendário para manter tudo organizado
Uma pessoa não vira um gênio do marketing em redes sociais da noite para o dia - nem mesmo em alguns poucos meses. Vai levar um tempo para você ver o que funciona e o que não funciona e, como você vai postar uma grande quantidade de conteúdo, é bom ter tudo bem organizado. É aqui que o calendário de conteúdo para as redes sociais prova toda a sua utilidade.
Um calendário de conteúdo ajuda a definir quais posts serão publicados, em quais redes sociais e qual o horário para isso. É melhor tentar agendar seu conteúdo para pelo menos um mês, mas isso nem sempre vai ser possível. Apenas tenha em mente que é melhor ter mais conteúdo do que necessita, e não apenas o suficiente.
Para algumas pessoas, basta uma simples planilha do Excel para acompanhar os posts que estão sendo publicados. Se você está procurando algo um pouco mais elaborado, há algumas excelentes ferramentas disponíveis para ajudar com esse planejamento:
Mlabs: É a ferramenta que eu uso e pra mim a mais completa e fácil de usar disponível. Nela você pode obter relatórios e agendar simultâneamente posts no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest, Linkedin e etc.
Hootsuite: O Hootsuite é uma popular ferramenta de gerenciamento de redes sociais que cobre o agendamento dos seus posts e muito mais. Também é uma excelente plataforma para o monitoramento das redes sociais e analisa o desempenho dos seus posts. Em termos de recursos, isso é apenas o começo do que o Hootsuite pode proporcionar e você também tem 30 dias grátis para testar e descobrir se é o que está procurando.
7. Publique com regularidade
Só porque você já está sabendo mais sobre marketing nas redes sociais, não significa que deve publicar 11 posts no Facebook no mesmo dia. Na realidade, o excesso de posts (também conhecido como "overposting") vai fazer as pessoas deixarem de ser seus seguidores, por parecer que seu conteúdo é spam. Ao invés disso, priorize a qualidade e não a quantidade dos seus posts.
Veja a seguir a quantidade diária de posts para cada rede social:

8. Interaja e responda aos seus seguidores
Você acha que basta criar, agendar e publicar seu conteúdo? Pois pense duas vezes! Você precisa se certificar de que está interagindo com seu público de todas as formas possíveis. Envolver-se com seu público é útil por diversos motivos.
Ajuda a estabelecer confiança entre você e seu público
Estimula mais engajamento por parte de outras pessoas
Mostra que você está ativo e responde nas redes sociais
Torna-se excelente fonte de dados, solicitação de recursos e feedback - tudo gratuito!
As redes sociais também são um local excelente para o suporte ao cliente. Estejam as pessoas chegando até você direta ou indiretamente, elas estão falando sobre você e nem sempre estão falando maravilhas. Você pode usar social listening para alcançar seus clientes, resolver problemas, surpreender o público com um cupom só para as redes sociais e muito mais!