8 Passos para o profissional de casamentos se destacar na internet

18.10.2016

Juntei nesse post 8 passos baseados nos 8 Ps do Marketing Digital do Conrado Adolfo. (Sim existem, 4 Ps do Marketing, 6 Ps do Marketing de Casamento e 8 Ps do MArketing Digital).

 

São passos importantes para você se destacar na Internet.

 

1. Pesquisa: Tem uma frase do Abraham Lincoln que diz o seguinte: “se você me der 6 horas para cortar uma árvore, eu gastarei as primeiras 4 afiando o machado”. Isso demonstra o quanto a pesquisa e o planejamento são importantes. Na pesquisa você precisará definir 3 aspectos fundamentais para a sua estratégia de marketing: quem é você? (ou como será a sua imagem: professor? amigo? conselheiro? humorista? - Arquétipos, falamos sobre isso no workshop Marketing de Casamento), para quem você está falando e o que a sua concorrência está fazendo.

 

2. Planejamento: Depois pesquisar é necessário fazer um planejamento básico, respondendo as seguintes perguntas: O que você trará de valor? Quais os custos envolvidos? Quem fará parte da equipe? Quanto tempo você terá dedicado ao projeto? Haverá fontes de receitas, quais são elas? Claro que isso sempre pode mudar e ser aprimorado mas é fundamental que você tenha uma ideia inicial sobre quais são os seus objetivos: Gerar mais movimento no de clientes em seu escritório, loja ou atelier? Oferecer mais serviços aos atuais noivos? Educar seu público? Conectar-se com outros profissionais e clientes?

 

3. Produção: Feita a pesquisa e o planejamento inicial é hora de colocar a mão na massa. Produza! Escreva artigos para blog, dê dicas simples usando imagens no facebook, grave o seu primeiro vídeo para o Youtube. Claro que não vai sair perfeito. Mas lembre-se: você sabe muito mais sobre o assunto do que o seu público-alvo. Você já pode começar a ajudar. As pessoas do outro lado precisam da sua informação. Não se apegue ao perfeccionismo. Faça com boa vontade e capricho e passe para o próximo passo.

 

4. Publicação: Produzido o seu conteúdo é hora publicar. Escolha uma plataforma e torne a sua produção disponível para o mundo. Defina onde e em que hora você vai publicar. Não existe a melhor hora para todo mundo, então aqui o segredo também é experimentar.

 

5. Promoção: Depois de produzir e publicar seu conhecimento chega o momento de divulgar para o mundo. Espalhe por todas as redes sociais que você participa, peça para os seus amigos compartilharem, mande emails, faça com que todo mundo fique sabendo do seu projeto. Considere usar canais pagos, como anúncios do Facebook e no Google. E lembre-se: quanto melhor é o conteúdo, mais barata e eficiente é a promoção.

 

6. Propagação: Na propagação você faz o seu público-alvo trabalhar por você, tornando a sua mensagem o que a gente chama de “viral”. Tenha em mente que as pessoas compartilham para “fazer bonito” com os amigos dela. Portanto, crie um conteúdo que seja útil, relevante ou divertido. Com isso a pessoa terá orgulho de compartilhar a sua mensagem.

 

7. Personalização: Crie conteúdo personalizado para cada segmento de público que você pretende atingir. Por exemplo se você é fotógrafo, vale a pena ter conteúdo personalizado não só para noivas, mas para cerimonialistas para assim estar mais em evidência e conseguir mais indicações. Com isso você fala mais diretamente com o seu interlocutor e aumenta as chances de propagação da sua mensagem.

 

8. Precisão: O processo de avaliação da sua estratégia tem que ser contínuo. Escute, mensure, reavalie e com isso você vai ficando cada vez mais preciso na divulgação da sua mensagem. Ninguém acerta de primeira. Tem uma frase muito bacana que diz o seguinte “As vezes a gente ganha, as vezes a gente aprende”. Não torne um erro uma derrota, mas sim como uma oportunidade de aprendizado e correção da rota.

 

 

Please reload