5 Passos para ter um cliente fiel para o seu negócio (parte 1)

08.03.2017

 Criar um novo negócio não é tarefa fácil, mas você sabe o que fazer: definir um público-alvo, encontrar os melhores fornecedores, construir uma estratégia de marketing, criar um site incrível. Após completar todas estas etapas, você ainda almejará criar um grupo de fiel de clientes leais ao seu serviço ou aos seus produtos.

 

Você pode criar as embalagens mais chamativas, e as promoções mais atraentes e decorar seu espaço da maneira mais receptiva, mas apenas imaginar como os consumidores reagirão não basta. Como diria o gênio Garrincha, “você já combinou tudo isso com os russos?”, ou seja: há que esperar para adequar a estratégia ao comportamento da clientela.

 

Muitos se lembram do avô que sempre comprava carros da mesma marca, ou dos pais que ganharam uma televisão de presente de casamento e a usaram por algumas décadas. Mas a realidade atual é diferente, há mais opções e um maior desprendimento por parte do consumidor, que enxerga muitas destas relações como descartáveis.

 

É preciso um constante esforço de longo prazo para vencer o paradigma e ver consumidores de primeira viagem se tornando clientes fiéis. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas neste artigo!

 

1. Seja você mesmo

As informações estão mais acessíveis hoje em dia, e as pessoas percebem mais facilmente se há uma segunda intenção por trás de um sorriso. Se você e o seu negócio têm uma história incrível, ótimo! Senão, tudo bem, não precisa inventar nenhum conto de fadas: as pessoas vão se identificar com uma empresa honesta, uma marca simpática e um bom produto.

 

Apenas não se esqueça do ditado popular “seja você mesmo, exceto se você puder ser o Batman – neste caso, seja o Batman”.

 

2. Seja incrível

Quem não curte uma novidade? Por isto, é importante manter toda a sua comunicação atualizada. Isto vale tanto para o conteúdo – nada pior do que um cardápio com preços antigos e itens indisponíveis – quanto para a forma! Se seu site foi criado há mais de três anos, considere uma reformulação, pois há muitas novidades por aí! E não se esqueça de todo o seu material visual online e offline: de vídeos a panfletos, passando por embalagens e cartões de visita.

 

 
Please reload