Como Criar Um Site Profissional – Guia Passo-a-Passo (Parte 4)

17.03.2017

 
Prepare seu site para os Motores de Busca

Conseguir que seu site tenha um bom ranking nos resultados de busca é uma das maneiras mais valiosas para aumentar seu tráfego e é por isso que é tão importante incorporar a Otimização das Ferramentas de Busca (SEO) já desde o momento em que você cria o seu site. Dentro do marketing virtual, o SEO é uma ciência por si só e seus elementos chave são os seguintes:

  • Pesquisa de palavras-chave: Se coloque no lugar de seus potenciais clientes ou visitantes do site. O que é que eles procurariam no Google que os levaria para seu site? As palavras-chave que eles usariam são as que devem orientar sua estratégia de SEO. Decida baseado em informação sobre quais palavras-chave devem ser seu alvo.

  • Texto: A sua biografia, seu blog, seu rodapé, sua seção FAQ, qualquer local que tenha texto deve ser concebido tendo o SEO em mente. O verdadeiro truque é encontrar uma maneira sutil e delicada para integrar as palavras-chave ao conteúdo textual do seu site sem com isso comprometer a qualidade do seu conteúdo. Os rastreadores dos motores de busca são espertos e se acharem que seu conteúdo está mais para um anúncio do que conteúdo irão baixar seu ranking.

  • Meta tags: Os “meta data” não são claramente visíveis para os visitantes do seu site. Os motores de busca, no entanto, conseguem ler o seu “meta data”, mas você também pode ter o controle sobre o que estes podem ver e de como apresentam seu site nos resultados de busca. Siga este guia para saber como usar as meta tags em seu benefício.

  • Alt Text: Os motores de busca não podem ler imagens (ainda!), o que não significa que as imagens são inúteis para o SEO. Qualquer imagem que você faça upload para seu site deve ter um Alt Text Esta pequena frase explica aos motores de busca o que retrata a imagem o que, por sua vez, permite que suas imagens sejam “encontradas” nos resultados de busca. Veja aqui mais orientações sobre alt text que você pode seguir.

  • Link Building: Colocado de uma maneira geral, o seu ranking nos resultados de busca melhora se você tiver outros sites com links para seu site. Você pode começar por submeter seu site a diversos diretórios, se certificando de que todos os seus perfis nas redes sociais apontam para seu site e estimulando os visitantes do seu site a também compartilhar seu conteúdo.

Tenha em mente que o SEO é um processo a longo prazo que não acaba uma vez que você lançou seu site. É preciso continuar a aprimorar o SEO à medida em que se vai progredindo para obter resultados que se sustentem.

Please reload