Como criar um slogan convincente para sua empresa (parte 2)

21.03.2017

 
Defina com Precisão

Podemos até duvidar que a seguradora MAAF Pro seja só para profissionais. No entanto, se a empresa decidiu explicitamente que seu slogan é: “É MAAF Pro e é para vocês, os ‘pros’”, é porque ela encontrou aí seu nicho. Outro exemplo, o Hello Bank, que visa principalmente os jovens, tenta provar que compreende a geração 2.0: “Mobile como vocês”. Não importa a natureza do seu empreendimento, é essencial que seu slogan seja direcionado ao seu público alvo, tanto no tom como no conteúdo.

 

Mostre sua competitividade

Você pode explorar qualquer outra vantagem concreta que pode diferenciá-lo dos seus concorrentes: a qualidade dos seus produtos, a rapidez dos seus serviços, as condições vantajosas que você oferece aos seus clientes, etc. Por exemplo, se a sua marca de pilhas, digamos a Duracell, dura (teoricamente) muito mais tempo que as outras você tem todo o interesse em destacar isso. É meio tolo, mas como diz o ditado: o bom senso tem futuro!

 

Solucione uma necessidade

Antigamente, para ler este artigo, você precisaria de uma lupa, mas isso era antigamente. A maioria dos consumidores procura soluções para problemas cotidianos. Trazer a solução para eles de bandeja é uma maneira excelente de prender sua atenção. O ideal é associar sua empresa a uma questão clara e simples: Um hotel? Trivago. Uma refeição, um café, um chiclete Freedent. Uma pausa, um KitKat. Já deu para entender como a coisa funciona.

 

Adicione um toque de emoção

As emoções ajudam na memorização, criam um elo particular com as marcas e fazem uma associação com as mensagens transmitidas. Uma marca de água mineral que é associada à fonte da juventude transmite um sonho – é evidente que só poderíamos pensar na “Evian – Viver Jovem”. De uma maneira geral, apelar para os sentimentos é comum; alguns querem “Mudar o mundo interior da sua casa”, outros, como a Nokia, querem apenas conectar as pessoas – e a lista que segue, é imensa.

 

Neste mesmo espírito, bajular o cliente pode virar a seu favor. A L’Oréal diz claramente: “vocês merecem”. Subentende-se, vocês merecem tudo o que há de melhor. Está implícito, vocês são os melhores – e pimba! Sentimento de bem estar. Você já compreendeu: dar ao seu slogan um toque de emoção só pode trazer felicidade e sensação de bem estar.

 

 
Enalteça seus valores – é uma questão de confiança

Nunca foi tão difícil ganhar a confiança dos consumidores. Saber mostrar tudo aquilo que faz você ser mais ético que o seu vizinho, será de uma ajuda preciosa e não importa se é “made in Brazil”, ecologia, política social ou qualquer outro valor positivo associado à sua empresa. O McDonald’s avisa que todos são bem-vindos (“venha do jeito que você estiver”), já outros vangloriam-se de ser ativistas de uma causa específica e outros ainda não hesitam em mostrar seu compromisso como se fosse um conselho: “A energia é o nosso futuro, vamos economizar”. Outros, mais ambiciosos, vão buscar a confiança na origem. Enfim, podemos afirmar que esta técnica funciona, pode confiar.

Please reload