Escute Quem te dá as Melhores Pistas.

12.07.2017

 

 

Você tem o seu negócio e deseja crescer, mas tem uma série de melhorias que deseja fazer para melhorar o seu produto ou as suas vendas em geral. Como saber qual é a prioridade entre todos os investimentos necessários? Normalmente, a decisão acertada é aquela que trará melhor retorno imediato. Para encontrar essa resposta, ouvir o cliente é um dos passos essenciais.

 

O consultor Luís Angelin sempre dá esse conselho em suas palestras: “Escutar o cliente é um ponto chave. Muitos empresários acham que aumentar a produtividade é suficiente para aumentar o faturamento, mas ele precisa ouvir o cliente e observar o seu negócio para saber se há demanda para isso”, aconselha. Angelin destaca, ainda, que os clientes mais assíduos são os que têm mais condições de prenunciar os investimentos que são prioritários.

 

Uma pessoa que trabalha em casa preparando marmitas e está atenta a ouvir o seu cliente saberá se é mais recomendável investir no aumento ou melhoria da cozinha, na melhoria da embalagem, em prestadores de serviço para fazerem a entrega do almoço, na contratação de um ajudante ou até mesmo em ingredientes mais selecionados para oferecer mais opções no cardápio. Todo empreendedor pode adaptar esse exemplo às próprias atividades, mas de todo modo, é preciso também saber ouvir esse cliente.

 

Muitos empresários tomam a decisão equivocada de fazer perguntas com respostas prontas. Por exemplo, em vez de perguntar “Você gostaria que esse espaço fosse reformado?”, é melhor fazer perguntas abertas: “Qual a sua opinião sobre nossos produtos e serviços? Tem sugestões para melhorias?”. As respostas mais comentadas darão o tom sobre as mudanças mais urgentes. São nelas que o empreendedor deve focar para crescer de modo sólido.

Please reload